Programação ganha destaque em novos métodos de ensino

Hoje, com as novas tecnologias, um novo conhecimento começa a se destacar: a Programação.

Algumas disciplinas como de linguagem estrangeira e conhecimento em informática, são diferenciais principalmente na carreira profissional. Hoje, com as novas tecnologias, um novo conhecimento começa a se destacar: a Programação.

Especialistas em tecnologia, educadores e engenheiros defendem a inserção do ensino da Programação nas escolas como uma maneira de compreender o que está por trás de todas as tecnologias que temos acesso.

Para o professor e pesquisador da Unicamp, João Vilhete: “ensinar programação para as crianças é o mesmo que “ensinar a pensar””.

Essa instrução é essencial para que as crianças e jovens desenvolvam sua criatividade e capacidade de lidar com problemas, já que coloca em prática uma série de teorias que são ensinadas em disciplinas provenientes da Matemática.

No Colégio Cenecista Catanduvas, um projeto ministrado pela Coordenadora do curso de Sistemas de Informação da FACECA, Valessa Valeriano, está sendo aplicado nas turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I com o objetivo de colocar em prática o primeiro contato das crianças com a disciplina.

Além de desenvolver o raciocínio lógico, que é algo fundamental para garantir melhores desempenhos, também trabalha a agilidade mental, criatividade, expressão moral e ética e, como destaque, o empreendedorismo juvenil, devido sua capacidade de concretização do aprendizado.

Provavelmente, dentro de poucos anos, a Programação fará parte das matrizes curriculares. É uma matéria que envolve muitos benefícios e trabalha lado a lado com outras disciplinas.

projeto com crianças (5)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *