Cursos e Atividades

CURSOS E ATIVIDADES

Clique no menu ao lado e conheça nossos cursos e atividades!

Projeto de Xadrez

O jogo do xadrez é uma ferramenta pedagógica, curricular nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois  exige do jogador planejamento estratégico e raciocínio diante das inúmeras possibilidades de jogadas, o que pode ser levado para o enfrentamento dos desafios impostos pelo mundo contemporâneo. Proporciona uma excelente oportunidade para o trabalho interdisciplinar. Favorece ao jogador  pensar e repensar valores imprescindíveis para o convívio social, como por exemplo, o respeito mútuo, a tolerância, a autonomia, os sentimentos advindos da vitória e da derrota,  a aceitação do outro. Segundo Goethe, o xadrez é a ginástica da inteligência.

Grupos de Estudo

São oferecidos nas séries finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, acompanhados pelo serviço de orientação educacional da instituição. Eles têm o objetivo de aprofundar, discutir e sanar dúvidas sobre conteúdos das diversas disciplinas.

São aproveitadas as habilidades dos próprios estudantes, que dispõem-se a conduzir as atividades, elencando o que deverá ser estudado. No diálogo com o colega, a compreensão pode se tornar mais fácil, pois ambos possuem a mesma linguagem. Outro aspecto importante, e que merece atenção, é que ao ensinar se aprende, o que favorece ainda mais a fixação do conteúdo.

Escolinha de Dança

A Escolinha de Dança do Colégio Cenecista Catanduvas é oferecida aos segmentos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Contemplam o ballet, o jazz, o sapateado e outras modalidades poderão ser ofertadas caso haja demanda.

As aulas são oferecidas em formato extracurricular, no contraturno ou após o turno, sob a coordenação de professor habilitado.

Os interessados deverão procurar a secretaria do colégio para matrícula.

 

Por que ensinar a dança na escola? 

A dança é uma forma de expressão artística e cultural humana, que traz prazer, diversão e conhecimento. Possibilita a socialização, a quebra da timidez e leva o estudante a ter consciência de seu corpo e sua relação com o espaço.

A dança escolar tem como objetivo principal a formação dos sujeitos, propiciando o conhecimento sobre si, e sobre o outro. Estimula vivências da corporeidade, incentiva a expressividade dos indivíduos, possibilita a comunicação não verbal, proporciona a liberdade de criar, inventar e reinventar, fazendo uso da imaginação e dos diálogos corporais, (Barreto, 2004).

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd147/danca-escolar-uma-proposta-ressignificada.htm

Marília de Andrade (professorada Universidade Estadual de Campinas) diz que “a dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente”.

Escolinha de Esportes

A Escolinha de Esportes do Colégio Cenecista Catanduvas é oferecida aos segmentos da Educação Infantil ao Ensino Médio e proporciona aos estudantes praticar atividades esportivas com maior intensidade e com técnicas apropriadas a cada faixa etária.

As aulas são oferecidas na modalidade extracurricular, no contraturno ou imediatamente após o turno, sob a coordenação de professores habilitados.

Os interessados deverão procurar a secretaria do colégio para matrícula.